Familia de galáxias

Telescópio espacial faz 'retrato de família' de galáxias Galáxias de proporções diferentes interagem entre si. Imagem foi obtida pelo Telescópio Espacial Hubble.

Astrônomos publicaram nesta quinta-feira (6) o que eles chamaram “retrato de família” de galáxias.

A imagem foi obtida pelo Telescópio Espacial Hubble, projeto conjunto das agências espaciais dos Estados Unidos (Nasa) e da Europa (ESA).

O que a foto mostra é um par de galáxias bastante peculiar chamado Arp 116.

Ele é formado pela galáxia elíptica gigante Messier 60, no centro da imagem, e pela galáxia espiral NGC 4647, na parte superior direita da imagem.

Há tempos, os cientistas tentam entender se essas duas galáxias tão próximas uma da outra realmente interagem.

Estudos recentes baseados em imagens detalhadas fornecidas pelo Hubble confirmaram essa interação. No entanto, eles ainda não sabem detalhes da relação entre esses dois grupos de proporções tão diferentes.

Messier 60 está entre as galáxias mais brilhantes da constelação de Virgem. Ela tem 120 mil anos-luz de diâmetro e sua massa é cerca de 1 trilhão de vezes maior que a do Sol.

Em seu centro fica buraco negro com massa 4,5 bilhões de vezes maior que a do Sol – que está entre os maiores já identificados.

Já a galáxia NGC 4647 é uma galáxia espiral, e tem proporções parecidas com as da Via Láctea. Em extensão, ela tem dois terços do tamanho da Messier 60. Sua massa, porém, é muito menor que a da vizinha.